segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Em 2014, votar pela mudança do sistema político: Constituinte já!

Por Pablo Bandeira*

E as campanhas eleitorais ganham as ruas. Passou julho e o mês de agosto iniciou a todo vapor com os candidatos a presidente apresentando para a população quais suas propostas para o Brasil. Entre desenvolvimentistas e liberais, vivemos um momento em que escolhemos “avançar”, entre muitas aspas, limitados pelas barreiras do sistema político, ou escolhemos retroceder, opção que significa literalmente jogarmos fora todas as conquistas dos últimos anos, possibilitadas pela presença de setores populares no governo.
A campanha eleitoral de 2014 já começa a deixar suas marcas, mais uma vez polarizada pelos projetos PT x PSDB e o povo brasileiro se encontra novamente sob o mesmo dilema dos últimos 12 anos. A diferença é que, com o passar dos anos, cresceu o sentimento de descrença da população, devido aos limitados, apesar de importantes, avanços promovidos nos governos Lula/Dilma. Mas o povo começa dizer: queremos mais!
As manifestações de junho do ano passado demonstraram que grande parte da juventude não reconhece como sua as conquistas da última década, a exemplo do aumento real do salário mínimo e a grandiosa ampliação do número de vagas nas universidades federais. O que os seguidos governos do PT não conseguiram, foi fazer com que essa juventude se sentisse parte desse processo histórico de avanços e inclusão social.
Entretanto, desde o ano passado, no pós-manifestações, os movimentos sociais vem assumindo o papel de protagonismo que os partidos da ordem não assumiram: trazer o debate em torno da necessidade de convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Essa bandeira nos coloca a possibilidade de passarmos a outro patamar, que é a construção de um Projeto Popular para o Brasil.
Somente quando o povo brasileiro se der conta de que esse sistema político não serve aos seus interesses, conseguirá de fato impulsionar um programa de reformas estruturais, que eleve o nosso país ao nível de uma democracia popular, como disse Florestan Fernandes no início na década de 1980. Por isso, deve ser nosso compromisso mobilizar toda população para organizar, divulgar e responder SIM, de 1 a 7 de setembro a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.


*Pablo Bandeira, estudante de Direito na Universidade Estadual de Feira de Santana e militante do Levante Popular da Juventude 

Nenhum comentário:

Postar um comentário